Como gravar e produzir música.

Como gravar e produzir musica?Hoje vou falar do equipamento que utilizo para gravar áudio e midi, editar e produzir os meus projectos musicais. Equipamento necessário para gravar e produzir música

Como gravar e produzir musica?Hoje vou falar do equipamento que utilizo para gravar áudio e midi, editar e produzir os meus projectos musicais.

Equipamento necessário para gravar e produzir música num home studio (estúdio caseiro):

– Microfone de condensador Studio Projects Large-diaphragm (requer phantom power (48 +/- 4V)).

– Cabo balanceado XLR

– Interface firewire Presonus Firebox

– Cabo FireWire 800/400 9-Pin/6-Pin

– Computador: Macbook Pro (com Logic Pro 9 como DAW)

– Controlador MIDI

– Auscultadores

– Disco externo com bibliotecas de sons de qualidade para utilizar para gravar MIDI, com a DAW (East West), utilizado para produzir música para cinema e televisão.

 

Gravar áudio com um microfone

Além de utilizarmos Loops, também podemos gravar as nossas próprias ideias numa faixa áudio, com um microfone, numa faixa áudio; ou numa faixa MIDI, com um controlador midi e instrumentos de software e depois editá-las.

Sample Rate: antes de começar qualquer gravação, devemos escolher a sample rate. Como vamos fazer áudio para depois gravar em CD, escolheremos 44.100 Hertz.

Como gravar áudio?

Na barra de ferramentas, clicar em Settings e escolher Audio.  Normalmente essa é a sample rate padrão do Logic.

Bit Depth: na barra de ferramentas, clicar em Preferences e escolher Audio. Aqui deveremos escolher o nosso interface MIDI, que será tanto o input (microfone), como output (headphones): presonus firebox.

Escolher 24-Bit Recording, pois tem maior intervalo de dinâmicas, (dynamic range) do que 16-Bit.

mos com os loops como base.

Primeiro temos de criar uma faixa áudio (+ e escolher audio e mono) e clicar record enable (R) na faixa.

Dar o nome à faixa de áudio.

Ajustar o volume de gravação: controlar o clip detector no interface. Se estiver vermelho (passa os 0 dBFS), descer o volume do input no interface e não no Logic. Experimentar com a passagem mais alta do que queremos gravar (controlar pelos auscultadores ligados ao interface).

 

Gravar com instrumentos virtuais e um controlador MIDI

MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi criado em 1983 para que os instrumentos electrónicos pudessem comunicar entre si. Os eventos MIDI não contêm áudio, mas informações sobre as notas como a altura e velocidade (intensidade). Para produzir som, os eventos MIDI precisam de ser direccionados para um instrumento de software ou um instrumento MIDI externo.

– Ligar um controlador MIDI ao computador (via USB) e este será detectado pelo Logic Pro (a DAW que eu utilizo), que vai direcionar os eventos MIDI para um instrumento de software virtual (interno ao Logic ou externo, como a EastWest, que eu utilizo).

Gravar MIDI: clicar + para criar um novo track e escolher software instrument. Clicar R, na arrange window para ativar a gravação e escolher os settings do channel strip da biblioteca (library). 

 

 Produção Musical:

  1. Encontre equipamento de estúdio:
  2. Equipamento de Estúdio
  3. Leia os nossos artigos sobre Produção Musical:
  4. Como gravar e produzir música
  5. Descubra livros de Songwriting e de Produção Musical: 
  6. Livros Produção Musical e Songwriting
  7. Encontre equipamento de estúdio:
  8. Equipamento de Estúdio
  9. Leia os nossos artigos sobre Produção Musical:
  10. Como gravar e produzir música
  11. Uma viagem pelo interior de um estúdio.Experimente produzir música neste estúdio famoso: Abbey Road. Interessante! https://insideabbeyroad.withgoogle.com

Artigo de Carla Louro.

Contacto: arts2science@gmail.com

About The Author

Related article

Passatempo

Como criar uma horta no jardim ou numa varanda em casa